PSICOLOGIA | Mitos

Vários são os estereótipos associados às várias profissões existentes e os psicólogos não são excepção. Uma vez que Psicologia é a minha área de estudo, apenas me posso focar nos mitos à volta desta área. Como futura psicóloga confesso que alguns deles me fazem revirar os olhos quando os ouço ou leio.



Uma vez disseram-me "Quem escolhe Psicologia, no fundo, tem um problema consigo mesmo que procura resolver.". Toda a gente tem problemas mas nem sempre é isso que nos leva a escolher determinada área. Tudo bem, há sempre quem escolha Psicologia porque de certo modo acha que os seus problemas vão ser mais facilmente resolvidos mas isto não é regra. Desde os meus 14 anos que sei que quero ser psicóloga e esta não foi - nem de perto - uma das razões que me levou a tal escolha. Posso garantir-vos que era uma adolescente feliz.

Psicólogos é para malucos. Este mito é o mais conhecido, mas não passa disso, mito. Quando estamos com dores procuramos o médico certo? O psicólogo actua de maneira similar mas nas emoções. Ele ajuda-nos a encontrar as respostas que precisamos para resolver determinado problema emocional e às quais não conseguimos chegar sozinhos. Todos temos problemas em determinado momento das nossas vidas e todos queremos solucioná-los. Procurar ajuda para o fazer não é um acto de loucura mas sim de sanidade!

"Oh não! Ela é psicóloga e está a olhar para mim, já descobriu a minha vida toda." Este aqui não me faz revirar os olhos mas sim dar uma gargalhada. Os psicólogos não são videntes nem coisa que se pareça. A psicologia não é um dom paranormal que nos permite ver o vosso passado e futuro simplesmente porque estamos a olhar para vocês, é ciência e envolve inúmeras técnicas que têm de ser aprendidas, tal como nas outras profissões. Por isso relaxem, não vamos descobrir os vossos segredos mais obscuros (a menos que nos contem).

O Psicólogo é um santo imaculado que não stressa nem tem direito a reclamar. Minha rica gente, antes de se ser um profissional é-se um ser humano. Como ser humano o psicólogo vai reclamar, vai dizer palavrões, vai mandar gente à fava, vai pirar, vai revirar os olhos e etc, a lista é infinita! Para muitos errar é feio mas se for Psicólogo então...meu Deus, vem a casa abaixo! Volto a sublinhar: somos seres humanos e fora do contexto profissional agimos como as demais pessoas.

Os Psicólogos/Estudantes de Psicologia são hippies. Se os há que são hippies? Com certeza! Mas, como em tudo, não podemos generalizar. Este mito é capaz de ser o mais fácil de desmitificar: entrem numa aula do curso de Psicologia e observem. Quantos hippies estão a ver?

9 comentários:

  1. não conhecia o último xb mas adorei o post :))

    ResponderEliminar
  2. Quando andei no psicologo ouvia muito aquela que só quem lá andava eram os malucos, acho alguns mitos de rir mesmo xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas tuas palavras, sem dúvida que é díficil ultrapassar o que ele disse e ainda ter que o ver quase todos os dias na faculdade, hoje custou mas sei que cada dia vai doer menos.

      Eliminar
  3. Ahahahahahah adorei o último!

    ResponderEliminar
  4. Enquanto estudante da área identifico-me muito com o que escreveste. De todos os mitos, só não conhecia o último e achei hilariante!!

    ResponderEliminar
  5. Adorei, super cómico e verdadeiro!

    ResponderEliminar
  6. Eu sou da opinião que toda a gente deveria consultar um psicólogo... se vamos ao médico para consultas de rotina, porque não também uma consulta de rotina no psicólogo? Eu não vejo mal nenhum e acho que só fazia bem a toda a gente xD

    ResponderEliminar
  7. Acho imensa piada a esse do «Basta um olhar e sabe a minha vida toda!». As pessoas não fazem mesmo ideia no que consiste ser psicólogo!

    ResponderEliminar
  8. Concordo completamente contigo!
    Beijinhos,
    BabyLú
    http://www.luciaffmoreira.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Sintam-se livres para se expressarem.

Porém, comentários considerados abusivos ou ofensivos não serão publicados.